“O teatro é o meu gesto de resistência.”
O resisto-teatro comunitário experimental nasce no âmbito de um projeto de doutoramento que explora o teatro como espaço de resistência, escuta e transformação social. O seu propósito é criar narrativas e dramaturgias de resistência que questionem estereótipos, desconstruam estruturas dominantes e possam dar lugar a múltiplas formas de existir e comunicar.
Este grupo de teatro comunitário e experimental é aberto a todas as pessoas, com e sem deficiência, s/Surdas e de todas as idades. Não é necessário ter experiência teatral — basta vontade de partilhar, cocriar e experimentar.
No resisto, trabalhamos com a palavra e o silêncio, com o corpo e o gesto, com a escuta e a presença como ferramentas de criação coletiva. Através de coescrita dramatúrgica, partilha de memórias, ensaios participativos e diálogo com tecnologias digitais simples , exploramos o teatro como um território vivo onde histórias, dúvidas, inquietações e "comichões" individuais se tornam força comum.
No resisto, o “eu” transforma-se em “nós” — e juntos, fazemos do teatro um gesto de resistência capaz de reinventar o [nosso] mundo.